Há diversas ações que só são possíveis se o personagem ter a perícia do tipo incluída. Escalar montanhas ou furtar objetos, por exemplo. Existem sete grupos de perícias: Criaturas, Arte, Ciência, Crime/Investigação, Medicina, Sobrevivência e Esporte. Toda perícia tem relação com um ou mais atributos e depende deles quando precisa de teste para ser feita (furto, por exemplo, requer habilidade).
Ao evoluir de nível você escolhe ganhar uma perícia a mais ou aumentar o nível de alguma que já tem. Enquanto vai subindo níveis, pode ter um conhecimento em grupos diferentes ou ser perito completo em um grupo único.
Teste de Perícia
Normalmente as perícias não necessitam de testes. Mas quando a dificuldade da ação é média ou alta, o perito tem chances para errar. A dificuldade é calculada pelo mestre: se for fácil, não precisa de teste; se for média, precisa de um teste normal; se for difícil, precisa de um teste com redução -1 no atributo relacionado à perícia.
Nível de Perícia
Não são todas perícias que têm níveis para desenvolver. Há um limite de nivelação que normalmente chega a dois ou três. Você só pode evoluir a perícia se evoluir seu nível.
Lista Completa
Cada perícia tem sua relação com um atributo específico, pode ser: FOR - Força, HAB - Habilidade, RES - Resistência, ARM - Armadura e INT - Inteligência (não há perícias atribuídas a Focus).
Criaturas
OBS: Criatura é qualquer tipo de ser-vivo que não envolva Raças.
- Doma [INT] (você pode domar criaturas; mas eles ficam temporariamente "na sua cola")
Nível 2 - você doma criaturas grandes
- Montaria [HAB] (você pode montar em criaturas; mas para isso elas precisam querer ter você nas costas, para isso pode domá-las antes ou formar parceria)
Nível 2 - criaturas grandes
- Treinamento [INT] (você pode treinar e melhorar uma criatura, para que, esta, ganhe experiência e desenvolva atributos; requer a aceitação da criatura)
Nível 2 - criaturas grandes e fortes
Arte
- Atuação [INT] (você é um ator, pode confundir mentes alheias ou simplesmente atuar)
Nível 2 - ator experiente, você sabe atuar e confundir mentes fracas
Nível 3 - ator exímio, você sabe atuar e confundir mentes fortes
- Música [HAB] (você sabe tocar instrumentos musicais, podendo acalmar e irritar criaturas ou simplesmente tocar)
Nível 2 - músico experiente, você sabe irritar raças e criaturas
Nível 3 - músico exímio, você sabe irritar e acalmar raças e criaturas
- Truques [HAB] (você sabe fazer truques banais, podendo divertir raças ou criaturas)
Nível 2 - truques complexos, você pode divertir criaturas e raças ferozes
- Redação [INT] (você sabe escrever muito bem, podendo produzir textos profissionais como relatórios, poesias, romances, reportagens, ...)
Ciência
- Astronomia [INT] (você sabe ler estrelas, podendo se guiar através delas)
- Geografia Física [INT] (você sabe tudo sobre terrenos, montanhas, vegetações e hidrografia, com exceção de clima)
- Meteorologia [INT] (você sabe tudo sobre o clima; como chuvas, ventanias, temperaturas, ...)
- Psicologia [INT] (você reconhece expressões e sentimentos; podendo saber melhor o que raças estão querendo de verdade ou sentindo realmente)
Nível 2 - você sabe o que se passa na cabeça de gente complexa
- Engenharia [INT] (você consegue fundir metal e melhorar ou consertar equipamentos de qualquer tipo físico, com exceção dos mágicos)
Nível 2 - você sabe fundir e melhorar equipamentos
- Química [INT] (você sabe sobre elementos químicos; podendo criar poções diversas)
Nível 2 - você sabe criar poções de sintomas
Crime/Investigação
- Arrombamento [FOR] (você pode arrombar portas ou cadeados)
Nível 2 - você arromba portas fortes e cadeados
- Furto [DES] (você pode roubar objetos no corpo de alguém com facilidade)
Nível 2 - você rouba objetos grandes
- Rastreio [INT] (você consegue rastrear caminhos feitos por raças ou criaturas)
- Tortura [FOR] (você consegue o que deseja provocando dor nas vítimas)
- Furtividade [HAB] (você sabe se esconder ou se mover em silêncio sem ser visto)
- Armadilha [HAB] (você sabe construir, armar e desarmar armadilhas)
Medicina
- Primeiros Socorros [INT] (você pode tratar ferimentos instantaneamente)
- Tratamento Especial [INT] (você sabe tratar de um paciente com eficácia, reduzindo o tempo de cura ou cuidando de traumas físico-psicológicos)
Nível 2 - você sabe tratar traumas como cegueira, envenenamento e confusão
Sobrevivência
- Acampamento [INT] (você constrói acampamentos com facilidade e consegue descansar em qualquer tipo de local, recuperando fadiga de qualquer jeito)
- Caça [HAB] (você sabe caçar animais para se alimentar)
- Pesca [HAB] (você sabe pescar para se alimentar)
- Colheita [HAB] (você sabe plantar e colher próprios alimentos)
- Concentração [RES] (você pode ficar mais tempo em locais prejudiciais à sua vitalidade, como debaixo d'água, áreas esfumaçadas, áreas gélidas ou escaldantes)
Esporte
- Acrobacia [DES] (você sabe se equilibrar facilmente)
- Arquearia [HAB] (você sabe atirar flechas)
- Corrida [HAB] (você consegue correr bem rápido)
- Natação [HAB] (você é um exímio nadador veloz)
- Alpinismo [HAB] (você sabe escalar com facilidade)
- Jiu-Jítsu [FOR] (você sabe prender uma vítima desprevenida)