Há dois modos de se criar um personagem no RPG. O primeiro é pelo mestre na criação de NPC (No-Player-Character - não usado por jogadores) e o segundo é pelos próprios jogadores, o PC (Player-Character).
Na criação de um PC, o jogador pode criar sua própria história usando a criatividade (com moderação do mestre) ou deixar que o próprio mestre a faça.
Raça, atributos, vantagens, desvantagens, perícias e magias é definido pelo jogador no início do jogo. Algumas, dependendo das regras raciais, não podem ser colocadas (como um Lutador não-mágico que não pode usar magia ou um Paladino Herói que não pode utilizar perícias criminais).
Dinheiro, EXP, Nível, PV, PM, Equipamento e Itens são determinados apenas pelo mestre. Estão de acordo com o histórico e a raça do Personagem.
Idéia Básica
Para criar um personagem é preciso ter uma idéia de como ele será, desde sua história aos seus atributos. Por isso é necessário utilizar da criatividade e coerência em equipe.
Um Anão bárbaro da montanha, por exemplo, pode ter uma história rústica de sobrevivência e atributos mais selecionados em Força e Resistência. Já um Humano príncipe pode ter uma história de riqueza e conhecimento com atributos mais fortes em Inteligência.
Kits Personagem
Kit é um pacote completo. Kit de personagem é um pacote completo de personagens recém criados pelo mestre. São raças variadas com atributos, vantagens, desvantagens, perícias etc já colocados. Pode ser mudado e definido à escolha do jogador (mas apenas os componentes de ficha que puderem ser alterados).
Por vários motivos, jogadores preferem escolher diretamente um Kit Personagem para usar. Por rapidez na criação das fichas, por se interessarem pelo personagem do Kit ou até mesmo por falta de criatividade na hora de construir sua ficha.
Construção da Ficha
Depois de ter em mente uma idéia sobre seu personagem, é preciso construir a ficha de acordo com essa idéia.
São dados 10 pontos para serem distribuídos em quaisquer atributos ou vantagens. Para adquirir mais pontos basta colocar desvantagens. Cada vantagem ou desvantagem tem um número de pontos positivos ou negativos respectivamente.
Fique atento nos bônus e redutores de sua Raça ou Classe! Um Meio-Orc, por exemplo, ganha ponto em Força e perde em Inteligência, enquanto que um Mago ganha em Inteligência e perde em Força. Além disso, perícias, magias e habilidades especiais, PV e PM também podem ser modificados por uma Raça ou Classe.