Com o decorrer do jogo, estes componentes não podem ser alterados.
- Humano
Em geral, humanos têm entre 1,60 m e 1,90 m de altura e pesam entre 60 e 80 quilos. Vivem até 80~100 anos. Atingem a idade adulta com 20 anos e variam muito o estilo das roupas.
Psicológico
É extremamente difícil definir a mente dos humanos em geral. Pois a variação de pessoa por pessoa é gigantesca. Podem ser desde orgulhosos mesquinhas à humildes generosos, ou desde espertos e pacientes à ignorantes brutos. Não há um padrão.
Relações
Humanos se relacionam bem com quase todas outras raças. Às vezes são chamados, por elas, de Segundos Melhores Amigos de Todos. Mas não mantém nenhuma amizade especial com nenhuma raça, somente relações neutras a boas.
Bônus
Não há bônus para esta raça padrão.
Redutores
Não há redutores para esta raça padrão.
Vantagens Raciais
Não há vantagens raciais para esta raça padrão.
Desvantagens Raciais
Não há desvantagens raciais para esta raça padrão.
- Anão
Em geral, anões têm entre 1,30 m e 1,50 m de altura, mas seus corpos são largos e pesam entre 50 e 70 quilos. Vivem até 400 anos e atingem a idade adulta com 40 anos. Gostam de usar roupas grossas e botas. Todos anões cultivam barbas trançadas e anãs cultivam cabelos trançados. Sua pele é normalmente marrom ou bem bronzeada.
Psicológico
Anões hesitam em sorrir ou celebrar e suspeitam muito de estranhos, mas são generosos com quem confiam. Valorizam muito metais preciosos como outro, prata e bronze. Fabricam diversas jóias e objetos com esses metais. Por isso são também ótimos mineradores. Corajosos, tenazes e cautelosos. Possuem um forte senso de justiça.
Relações
Anões não se dedicam a manter amizade com outras raças, a não ser Gnomos que são aliados fiéis. Com a maioria das outras mantém uma relação neutra, mas é suspeito que tenham uma certa discórdia com Orcs.
Bônus
Armadura +1 (têm corpos grossos)
Resistência +1 (aguentam sérias dificuldades)
Redutores
Focus -2 (são péssimos mágicos)
Vantagens Raciais
Visão no Escuro - anões conseguem ver bem no escuro e até mesmo na escuridão total, pois estão acostumados com minas e cavernas. Logo, não sofrem testes de visão no escuro.
Mineração - anões sabem escavar pedras e reconhecer seus valores.
Resistência a Veneno - anões têm um órgão corporal capaz de neutralizar substâncias venenosas, ou seja, não existem anões envenenados.
Área Especial: Montanha - anões se dão bem em montanhas, pois são capazes de reconhecer plenamente cada trecho e saber dos locais seguros ou perigosos. Além de identificarem facilmente onde se encontram metais preciosos.
Desvantagens Raciais
Natação Péssima - anões têm um formato corporal incapaz de nadar com eficácia. Podem nadar, mas muito devagar.
Tamanho Pequeno - anões são menores que o padrão humano. Por isso muitas armaduras e vestimentas não servem em seus corpos diminutos.
Montaria Péssima - anões definitivamente não sabem montar em animais médios, a não ser que tenham instrumentos adequados de proporção para montar. Além disso não conseguem controlar um animal grande pelas rédeas.
- Elfo
Em geral, elfos têm entre 1,40 m e 1,70 m de altura e pesam entre 50 e 70 quilos. Vivem até 700 anos e atingem a idade adulta com 100 anos. Preferem roupas leves e simples, com cores claras variando entre azul-piscina, verde claro e branco. Têm a pele clara, igualmente aos olhos claros (azuis ou verdes) e cabelos loiros.
Psicológico
Elfos preferem a serenidade à agitação e a raça costuma ceder mais à curiosidade que à cobiça. Tendem a ser pacientes e não dar importância a fatos banais, mas quando se dedicam a alcançar um objetivo são perseverantes e implacáveis. Eles respondem aos pequenos insultos com desdém e aos grandes com vingança.
Relações
Elfos são tão neutros em relações quanto os humanos, mas garantem uma inimizade incrível com os Elfos Noturnos e Orcs. Pois os primeiros são justamente o oposto desta raça e os Orcs não combinam com a cultura élfica. Além disso, não se sentem bem estando no meio de outras raças, preferem viver com a sua própria e só.
Bônus
Destreza +2 (ágeis no desvio)
Focus +1 (bons mágicos)
Redutores
Armadura -3 (corpos frágeis)
Força -1 (preferem ataques mágicos, e não corpo-a-corpo)
Vantagens Raciais
Visão aguçada - elfos conseguem ver sob distâncias incríveis.
Visão na Penumbra - elfos conseguem ver no escuro, mas não na escuridão total.
Área Especial: Floresta - elfos conhecem bem qualquer tipo de floresta e, por isso, não se perdem e sabem locais seguros para descansar. Além de subirem em árvores facilmente.
Desvantagens Raciais
Fraqueza contra Fogo - diferente de elfos noturnos, os elfos normais são fracos contra fogo bruto ou magias que envolvam esse elemento. Por isso não podem lançar nenhum feitiço do tipo. Em lugares muito quentes sua Resistência reduz um ponto (-1).
Péssimos com Armas Pesadas - elfos não são fortes o suficiente para lutar com armas acima de 10 Kg. Podem carregá-las apenas.
- Elfo Noturno
Em geral, elfos têm entre 1,40 m e 1,70 m de altura e pesam entre 50 e 70 quilos. Vivem até 700 anos e atingem a idade adulta com 100 anos. Preferem roupas leves e simples, mas, diferente de Elfos normais, com cores escuras variando entre azul-marinho, verde-musgo e preto. Têm a pele muito escura, quase negra e cabelos prateados, parecidos com os olhos acinzentados.
Psicológico
Elfos noturnos são praticamente o oposto psicológico de Elfos normais. Tendem para o mal entre as raças. São pacientes e sérios, mas muito orgulhosos, convencidos e arrogantes.
Relações
Elfos Noturnos odeiam qualquer outro tipo de raça, com exceção de Humanos que mantém uma fria neutralidade. Os piores inimigos deles são os Elfos Normais. Até mesmo os Orcs não são aturados por esta raça.
Bônus
Destreza +2 (ágeis no desvio)
Focus +2 (excelentes mágicos)
Redutores
Armadura -3 (corpos frágeis)
Força -1 (preferem ataques mágicos, e não corpo-a-corpo)
Vantagens Raciais
Visão aguçada - elfos noturnos conseguem ver sob distâncias incríveis.
Visão no Escuro - elfos noturnos conseguem ver bem no escuro e até mesmo na escuridão total, pois estão acostumados com a escuridão sombria dos pântanos ou florestas negras. Logo, não sofrem testes de visão no escuro.
Área Especial: Floresta Negra - elfos noturnos conhecem bem florestas negras e, por isso, não se perdem e sabem locais seguros para descansar. Além de subirem em árvores facilmente.
Desvantagens Raciais
Fraqueza contra Luz - diferente de elfos normais, os elfos noturnos são fracos contra qualquer tipo de luz. Por isso não podem lançar nenhum feitiço do tipo. Em lugares muito iluminados sua Resistência reduz um ponto (-1).
Péssimos com Armas Pesadas - elfos noturnos não são fortes o suficiente para lutar com armas acima de 10 Kg. Podem carregá-las apenas.
- Orc
Em geral, orcs têm entre 1,70 m e 2,10 m de altura e pesam entre 80 e 150 quilos. Vivem até 80 anos e atingem a idade adulta com 15 anos. Não se importam com estilos de roupa, mas preferem usar armaduras ou pele de animal sobre os corpos. Têm a pele muito escura, bem morena e poucos cabelos negros. São seres grandes e fortes, mas lentos e burros.
Psicológico
Orcs não consultam manual de educação, por isso nunca estarão ligados à etiqueta social. São seres exclusos até pela própria raça, ou seja, preferem viver sozinhos a viver em grupo. Mas há muitas sociedades formadas por Orcs.
Relações
Orcs tendem a não criar laços de amizades. Sua raça não usa nem um pouco da diplomacia. Portanto há orcs que andam com humanos, outros com anões. Outros odeiam todos estes, mas nenhum gosta, ao certo, de andar com um elfo do lado (a não ser que seja um Elfo Noturno).
Bônus
Força +1 (brutalmente fortes)
Resistência +1 (bem resistentes)
Armadura +1 (pele reforçada)
Redutores
Inteligência -2 (ignorantes)
Focus -2 (preferem ataques corpo-a-corpo, e não mágicos)
Vantagens Raciais
Treinamento de Guerra - orcs já nascem com um instinto de guerrear e sonham com lutas grandes e cheias de inimigos. Por isso recebem +1 em todos atributos ao lutarem com mais de 20 pessoas (não importando a relação de aliado X inimigo)
Visão na Penumbra - orcs conseguem ver no escuro, mas não na escuridão total.
Área Especial: Grutas - orcs conhecem bem a geologia das grutas, por isso se dão melhor quando precisam realizar objetivos neste local.
Desvantagens Raciais
Fraqueza contra Sono, Cegueira e Confusão- orcs têm uma desvantagem em especial que é a fraqueza deles contra efeitos de sono, cegueira e confusão. Por isso requerem um tratamento mais adequado ao sofrerem destes problemas. Um simples sonífero contra Sono, por exemplo, não o fará acordar tão facilmente, seria preciso uma poção mais pesada.
Péssimos com Arcos - orcs têm ossos do braço feitos para ataques corpo-a-corpo ou usando armas. Por isso que um arco e flecha não cai bem em suas mãos. É necessário perícia de arquearia e mesmo assim necessitando de testes para concluir o tiro, além de receber -1 no ataque com flechas.
Tamanho Grotesco - orcs são maiores que o padrão humano. Por isso muitas armaduras e vestimentas não servem em seus corpos brutais.
- Gnomo
Em geral, gnomos têm entre 1,00 m e 1,20 m de altura e pesam entre 20 e 25 quilos. Vivem até 300 anos e atingem a idade adulta com 30 anos. Todos gnomos cultivam brincos, inclusive os machos. Sua pele é normalmente branca com olhos claros. Suas roupas têm um tom de terra, decoradas com jóias e bordados.
Psicológico
Gnomos adoram animais, pedras preciosas e piadas de qualquer tipo. São muito brincalhões, até mesmo com raças diferentes. Apreciam também truques bem feitos e armadilhas. São ótimos engenheiros de construção, pois usam da curiosidade para se apegar à experiência de trabalho.
Relações
Gnomos e Anões são praticamente irmãos. Gnomos não partilham inimizade com nenhuma outra raça a não ser os Elfos Noturnos. De resto, são muito amigáveis e carismáticos. Vivem ou em grutas e minas de preciosidades ou em florestas claras e abertas.
Bônus
Habilidade +1 (habilidosos em muitos aspectos)
Inteligência +1 (são bastante espertos)
Focus +1 (são ótimos mágicos)
Redutores
Armadura -2 (têm corpos frágeis)
Força -2 (são fracotes)
Vantagens Raciais
Visão no Escuro - gnomos conseguem ver bem no escuro e até mesmo na escuridão total, pois estão acostumados com interior de árvores e cavernas. Logo, não sofrem testes de visão no escuro.
Reconhecimento de Jóias - gnomos sabem reconhecer valores de jóias preciosas como platina, ouro, prata, bronze etc.
Carisma Animal - gnomos se dão muito bem com animais. Adoram manter relações de amizade entre eles, tanto quanto os animais com gnomos.
Desvantagens Raciais
Tamanho Pequeno - gnomos são menores que o padrão humano. Por isso muitas armaduras e vestimentas não servem em seus corpos diminutos.